sábado, abril 27, 2024

Boletim 25/11/2022

Boletim 24/11/2022

Boletim 25/07/2022

Boletim 08/07/2022

Como as vacinas contra a Covid-19 são distribuídas?
O Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 é elaborado e executado pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria dos Estados e Municípios para cumprir as metas de vacinação. Essas metas são definidas e pactuadas de acordo com a população de cada unidade federativa. Por tratar-se de uma doença nova, a covid-19 ainda não possui uma quantidade satisfatória de vacina disponível e as doses chegam de forma gradativa. O município depende da fabricação para conseguir realizar a imunização da população.

Qual a ordem de vacinação das pessoas?
O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção.

Primeira fase: trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);

Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Eu tenho 80 anos, como faço pra receber a vacina?
Os idosos acima de 75 anos serão vacinados em casa, isso porque as Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) da prefeitura de Russas possuem a relação nominal e atualizada dos idosos residentes em cada bairro onde atuam em cada unidade. Dessa forma, para evitar expor os idosos aos vírus, o enfermeiro e o técnico de enfermagem vão até as residências realizar a vacinação.

Há pessoas com 77 anos que moram na Zona Rural e já foram vacinadas e minha avó, de 89 anos que mora no centro ainda não tomou. Por que?
Como não chegam doses suficientes para todos, na pactuação também especifica uma lista de prioridades para vacinar idosos acima de 75 anos, que devem ser seguidas pelas equipes de saúde de cada PSF:

1º Acima de 75 anos restrito ao leito;

2º Idosos acima de 90 anos;

3º Idosos acima de 85 anos;

4º Idosos acima de 80 anos;

5º Idosos acima de 75 anos.

A Vacina é gratuita?
Sim, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Por isso é importante ficar atento e não cair em golpes, pois não houve liberação de venda no Brasil.

Sou idoso, quando vou tomar a vacina?
Os idosos foram incluídos entre os grupos prioritários para receberem a vacina, com uma divisão por faixa etária. Passando esta primeira etapa, o próximo grupo que está na fila são as pessoas de 80 anos ou mais, seguidas pela faixa dos 75 aos 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; de 60 a 64 anos. O cronograma ainda não foi definido, mas a Secretaria de Estado da Saúde irá divulgá-las assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novas doses.

Gestantes, lactantes ou puérperas poderão tomar a vacina?
A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nesses grupos, mas estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes ao grupo de risco, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada entre ela e o seu médico prescritor. Para aquelas que forem vacinadas inadvertidamente, cabe ao profissional tranquilizá-las sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhar para o acompanhamento pré-natal.

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes?
Os testes clínicos das duas vacinas aprovadas até agora pela Anvisa não contemplaram menores de 18 anos. Por isso, enquanto não houver estudos mais completos que incluam essa população, as crianças e adolescentes não estão no público-alvo que será imunizado. Após os resultados dos estudos clínicos da fase III, essas orientações podem ser revistas.

Quem já teve Covid-19 pode se vacinar?
Pode. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-CoV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.

Todo mundo é obrigado a se vacinar?
A vacinação é um pacto coletivo, que há décadas têm salvado milhões de pessoas de serem contagiadas e morrerem por doenças virais. Isso significa que quanto mais pessoas tomarem a vacina, menos o vírus circula no ambiente, evitando que aquelas que por algum motivo não podem ser vacinadas sejam contaminadas. Por isso, quanto mais pessoas se imunizarem, mais fácil será de conter a disseminação do coronavírus. O PNI estabeleceu como meta vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.