Dia Nacional da Alfabetização

Ações

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo.

Hoje (14), em Algodão de Jandaira, a Prefeitura Municipal através da Secretária de Educação realizou um grande evento em praça publica em alusão à esse dia. Para comemorar a data, as escolas do campo e da cidade realizaram diversas apresentações culturais com os estudantes. Apresentações teatrais, musicais, exposição de trabalhos e contação de histórias enfatizaram as atividades de leitura que já vem sendo realizadas.

A Prefeita Maricleide Izidro afirmou o seguinte: “Pensar em alfabetização não é somente aprender a ler e escrever. Entendo que o contato da criança com o livro cada vez mais cedo traz o domínio do conhecimento. E ajuda a ele desenvolver-se como cidadão critico e consciente de seus direitos e deveres na sociedade. A alfabetização é primordial para aumentar as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno.”

A Secretária de Educação Isabel Santos agradeceu a todos os envolvidos no evento e pontuou algumas questões importantes. “O dia nacional da alfabetização é um marco para a educação brasileira, por isso fazemos questão de parar nesse dia e relembrarmos a importância da leitura. Sem dúvidas a leitura é a porta de entrada para um mundo de possibilidades que surgirão no futuro de nosso corpo discente. Hoje foi um dia memorável, agradeço aos professores, diretores, coordenadores, secretários, toda a Secretaria de Educação deste município, as demais secretárias, todos se envolveram de forma calorosa e fizeram esse evento ser um sucesso. Quero agradecer especialmente a Prefeita Maricleide por todo o empenho em prol da educação em Algodão de Jandaira”, conclui.

Além dos pais dos alunos e dos familiares, o evento contou ainda com a presença de várias autoridades locais; como vereadores e os secretários de outras pastas. O evento teve inicio ás 16:00h em frente ao posto dos correios deste município.